domingo, 29 de setembro de 2013

Tudo para você virar um grande DJ

Festas não são festas se não contarem com boa música. Geralmente é papel do anfitrião separar as melhores canções para que todos os convidados agitem o esqueleto. Mas também há muitos casos em que algum amigo do dono da festa se propõe a ser o DJ. E quem é que nunca quis ser um DJ para controlar as pick-ups?

 Se você sabe do que estamos falando, é hora de conhecer algumas das principais ferramentas de edição e mixagem de som, todas muito úteis para quem adora criar um ambiente musical. Então se prepare para conhecer alguns dos softwares mais legais do planeta e fique pronto para comandar a próxima festa de arromba.

Mas eu só tenho um computador!

 Calma, você também pode ser um DJ, mesmo que só possua um computador e algumas caixinhas de som. Se a festa vai começar daqui a poucas horas e você precisa de medidas emergenciais, utilizar o Windows Media Player pode ser uma alternativa interessante, ainda mais quando são criadas as listas de reprodução automáticas.


Se puder utilizar um som mais potente (como aqueles que possuem entrada para vídeo), os resultados são ainda melhores. Com um simples cabo P2 > RCA (uma ponta de fone de ouvido e a outra com conectores branco e vermelho) você pode ligar o seu computador a um micro system ou ao televisor, que muitas vezes oferece ótima qualidade sonora.

Quero mais!

 Infelizmente não há muitas opções de mixagem com o Windows Media Player, por isso quem deseja elevar o nível das reuniões de amigos precisa conhecer ferramentas mais completas. Para os usuários mais iniciantes recomenda-se a utilização do Virtual DJ, um software simples e com recursos muito interessantes.

Além de oferecer simuladores de pick-ups, que garantem a utilização de scratches (arranhões nos discos), o Virtual DJ permite que os usuários criem playlists com cross-fade automático. Desta forma, sempre é aplicado um efeito de sobreposição das canções quando ocorre a transição entre elas.

Outro aplicativo bastante similar é o Traktor DJ Studio, que possui vários recursos de equalização, mas deixa de lado as pick-ups virtuais. Em suma, são aplicativos para quem quer começar a entender a dinâmica das mesas de mixagem. Simples de compreender, são ideais para quem quer animar as festinhas dos amigos.

 Quero minhas próprias músicas!

Há DJs que mixam músicas para animar as festas e DJs que criam suas próprias canções. Se você quer fazer parte deste segundo grupo, precisa dominar alguns programas de mixagem mais profissionais e completos, que também são mais complicados do que os que apresentamos anteriormente.


Fruity Loops Studio oferece opções para que os DJs trabalhem com padrões pré-definidos e geradores de loops, ou seja, traz diversas sequências instrumentais que podem ser combinadas para que seja criada uma canção ainda mais personalizada. O melhor do software é o Piano Roll, que simula um controlador MIDI profissional.

Com ele, os usuários podem emular instrumentos virtuais para definir acordes e sequências precisos. Este é, sem dúvidas, um dos principais aplicativos de edição e criação sonora do planeta. São vários efeitos e filtros que podem ser adicionados e configurados pelos DJs de plantão, originando músicas muito interessantes.

....
Está preparado para arrasar nos scratches? Então conte para a ZER0 Soluções Interativas que tipo de música vai imperar na playlist das suas festas. Aproveite também para dizer quais os softwares que você mais gosta de utilizar para criar suas canções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário